Artigo

Imóvel comprado na planta: Cuidados após a entrega

O mercado imobiliário brasileiro viveu seu auge nos últimos anos. Nesse cenário, muitos brasileiros optaram por adquirir os imóveis oferecidos na planta, mas o que nem todos sabem é que tal modalidade de venda merece atenção especial após a entrega do empreendimento.

A aquisição do imóvel na planta pode trazer diversas vantagens ao comprador, como extensão do prazo de pagamento, melhor preço e possível valorização do imóvel no período de construção, entretanto, por adquirir um imóvel em construção, o comprador somente poderá atestar a qualidade da obra e do material empregado no momento em que recebê-lo, daí porque o período pós-entrega deve ser tratado com muita atenção.

Aos compradores caberá a vistoria da área individual de suas respectivas unidades e ao síndico a vistoria da área comum. A vistoria deve ser minuciosa e todos os vícios aparentes devem ser apontados à construtora.

Infelizmente nem todos os vícios são de fácil constatação. Existem também os vícios ocultos, que normalmente surgem somente com a ocupação do empreendimento e utilização pelos condôminos dos diversos sistemas – estrutural, hidráulico, elétrico, gás, etc. Não se deve economizar na atenção, afinal o problema de uma unidade pode afetar todo o condomínio, e o problema da área comum pode afetar a unidade individual.

Seja um vício aparente ou oculto, ambos podem se tornar graves a ponto de afetar a segurança, solidez e habitabilidade do empreendimento, tais como rachaduras, trincas, infiltrações, vazamentos, descolamento do revestimento, etc.

Cabe aos moradores e síndicos se atentarem para as patologias constatadas e darem a devida ciência à construtora. O dever de reparo se dá dentro dos prazos de garantia estabelecidos para cada sistema, devendo se observar a necessária manutenção conferida ao prédio. Nos primeiros cinco anos, defeitos que aparecem nos prédios são, normalmente, de responsabilidade da construtora. A atuação dos síndicos deve ser rápida e, se possível, aliada a um profissional que possa lhe garantir a preservação do direito aos reparos.
Voltar